quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Poluição das Águas


Conclusão

Partindo de tantas informações,o que nos resta é eliminar o hábito de poluir aquilo que ainda nem consumimos,é possivel viver em um mundo sem tanta poluição,em uma sociedade ecologicamente correta. jogar o lixo fora e nem saber o que acontece depois contribui na pequena porcentagem que ainda nos resta de água potável no mundo.Pois o lixo jogado, pode ter tempo de vida maior que a humanidade.


tempo de composição na água.

Soluções

É fato que a poluição está tomando proporções devastadoras no nosso mundo cotidiano.Mas soluções vêm sendo aprimoradas para amenizar essa poluição.
Tratar o esgoto produzido(tóxico e domiciliar),por exemplo, antes de lançá-lo nas águas de rios ou mares,diminuindo assim a matéria orgânica,as substâncias tóxicas e os agentes patogênicos,pois quando a água absorve a matéria orgânica,pode se fazer o lançamento dos esgotos a partir de emissários submarinos bem projetados,como em Ipanema e barra da tijuca no rio de Janeiro. também mas que ainda, como uma técnica nova, e cara, a transferência de fase, passa um elemento de fase liquida para fase solida, facilitando o recolhimento de poluentes.Outra maneira de amenizá-la é criando um bom sistema de educação ambiental para que a população se conscientize da necessidade da preservação do meio ambiente,que influi diretamente na qualidade de vida da população.

Proporções

Se olharmos a Terra do espaço ela parece coberta de quase 100% de água.Porém ela é coberta de ¾ dela ou 75%,que constituem os rios,lagos,oceanos etc.Isso equivale a 113 trilhões de m³!Mas só uma parte pequena desses trilhões está disponível para a vida na Terra.Apesar de parecer um número imenso, a Terra corre o risco de não tem mais água limpa,ou seja, a grande máquina vida pode parar.Um estudo recente mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável.Devido a esses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.

Contrastes; Ricos x Pobres

A poluição,ao contrário do que muitos pensam, ocorre nos países pobres assim como nos ricos em proporções muito parecidas, entretanto por motivos e situações diferentes:

RICOS:
Nos países mais ricos, onde a sociedade é mais consumista devido ao alto poder aquisitivo, a produção das indústrias é estimulada e cresce muito, consequentemente causando a perda de matéria prima (desperdício) e acabam produzindo muito mais lixo,que é jogado nas águas.

POBRES:
Em países pobres a poluição ocorre em proporções parecidas, como já dito, porém por outros motivos,tais como a falta de educação básica e a pobreza.Os habitantes não têm conhecimento para exigir os seus direitos como cidadão,logo há uma impunidade com relação à poluição das indústrias e do governo, que não dão a devida importância.

Poluição subterrânea

Os depósitos subterrâneos são mais resistentes a poluição do que as águas da superfície, porque o solo age como um filtro físico e químico.A poluição que afeta os depósitos de água subterrânea se dá a fatores como: tipo de aqüífero*, que podem ser mais ou menos vulneráveis; profundidade do nível estático espessura da zona de areação, que quanto maior for maior é o tempo de filtragem, além de deixar em exposição os poluentes aos agentes oxidantes e absorventes presentes; permeabilidade da zona de areação e do aqüífero que é fundamental, pois é uma barreira a penetração de poluentes e permite uma rápida difusão da poluição (quando alta permeabilidade) na medida que aumenta a velocidade do fluxo.

* reserva de água doce subterrâneas. Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro. (Fazer um quadro separado definindo aqüíferos).

Causas e Consequências

Podemos dizer que a água de uma região está poluída quando uma ou mais de suas utilidades foi prejudicada.Isso pode atingir os seres humanos de forma catastrófica,pois usamos a água para próprio consumo, porém, principalmente para a nossa alimentação.Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento.A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microorganismos patogênicos por litro. Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos originado de alguma erosão.
A contaminação agrícola é um dos principais tipos de contaminação. Há várias formas de poluir a água nesse meio.Como os resíduos do uso de agrotóxicos(comum na agropecuária), que vêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, enviando grandes quantidades de substâncias tóxicas para os rios através das chuvas, o mesmo ocorrendo com a eliminação do esterco de animais criados em pastagens. Outra maneira de se poluí-la no meio agrícola é o uso em excesso de fertilizantes, que acaba sendo carregado pelas chuvas aos rios locais, aumentando a reprodução de fictoplancton e algas macroscópicas, que acabam cobrindo a superficie da agua,além de dificultar a penetração da luz, impossibilitando assim a fotossíntese nas zonas inferiores, reduzindo a produção de oxigênio e a morte de vegetais.A decomposição desses vegetais, aumenta o consumo de oxigênio, aumentando assim a desoxigenação das águas.


Outro tipo muito ocorrente é a poluição urbana, que pode vir de despejos de esgoto domestico e industrial, tendo um potencial de poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades, como lixo, entulhos e produtos tóxicos são levados para os rios com a ajuda das chuvas. Os resíduos líquidos carregam poluentes orgânicos (que são mais fáceis de ser controlados do que os inorgânicos, quando em pequena quantidade). As indústrias produzem grande quantidade de resíduos em seus processos, uma parte é retida pelas instalações de tratamento dessa mesma indústria,que consegue reter os resíduos (sólidos e líquidos) a outra é despejada no ambiente. No processo de tratamento dos resíduos também é produzido outro resíduo chamado "chorume", líquido que precisa novamente de tratamento e controle. A matéria orgânica biodegradavel faz com que uma explosão de microorganismos na população e que consome parte do oxigenio. Todas as bactérias e virus e parasitas causam por ano, no Brasil 250 milhoes de casos de doenças como coléra, diarréia, e hepatite A, sendo dessas 250, 10 resultantes em morte.


A água é componente vital na nossa vida na Terra e por isso deve ser preservada. Sua poluição impede a sobrevivência de vidas, causando graves conseqüências não só, mas também, aos seres humanos.
Devido a atividade humana, nos últimos 50 anos, o número de poluição aumentou grandiosamente.

Um comentário:

DemiLovers disse...

segue amr ? http://lovato-lovers.blogspot.com/ sigo de volta (mentira)